Passado um ano, as Sirigaitas voltaram a Évora. No dia 26 de Março, logo após a frequência de Bioquímica Clínica que "atormentou" algumas de nós, partimos em busca dessa cidade alentejana simples e hospitaleira. Esperavam-nos muitas horas de viagem passadas a preparar o grande espectáculo que faríamos nessa noite.
Foi a convite da simpática TAFUÉ (Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora) que participamos no X de Capa e Saia no auditório da Universidade de Évora. As outras tunas a concurso, com as quais pudemos conviver, foram a FTUNA (Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda); as Meninas e Senhoras da Beira (Tuna Feminina da Academia de Viseu) e a TUnice (Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo).
Chegadas a Évora, conhecemos os nossos guias Luís e António que nos levaram para a nossa já conhecida pensão Giraldo, onde ficamos alojadas durante os dois dias. Com tudo arrumadinho, fomos animadas para o Passa Calles nas ruas desta bela cidade, património da humanidade, e nem a chuva nos conseguiu parar.
Depois de jantar fomos então para o festival, alegrar a assistência e proporcionar uma grande noite a todos aqueles que foram ver as várias tunas actuarem.
No fim da noite, foram atribuídos os prémios nos quais as Sirigaitas se destacaram com os de Melhor Pandeireta, Melhor Instrumental, Melhor Original e o tão desejado prémio de Melhor Tuna que nos garante a participação no próximo De Capa e Saia.
Depois das tão merecidas comemorações algumas de nós ainda foram para a festa organizada pela TAFUÉ até de madrugada!
No dia seguinte, participámos num almoço-convívio para todas as tunas mas, infelizmente, chegou a nossa hora de partir para casa. Foi com saudade que nos despedimos da TAFUÉ e dos nossos guias, tendo a convicção de que, para o ano, lá voltamos.
Sílvia M.