
“Somos Sirigaitas e vimos do Porto!”
Foi com toda a energia e pujança que chegamos a Évora no dia 26 de Março para participar no IX “de Capa e Saia”, festival de tunas femininas da Universidade de Évora organizado pela TAFUÉ (Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora). Fomos recebidas com toda a atenção pela TAFUÉ e pelos nossos guias que, incansáveis, nos conduziram nesta aventura pelas ruas da cidade de Évora durante três dias cheios de alegria, convívio e animação. Entre músicas e notas soltas, houve muitos risos e muuuuuita brincadeira, como já é habitual!
Estiveram também presentes no festival a excelente TFMUC (Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra), a simpática Tuna Sadina (Tuna Feminina da Escola Superior de Educação de Setúbal) e a já nossa conhecida TFAAUV (Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro). Fomos ainda presenteadas com as brilhantes actuações do Grupo Académico Seistetos ("palmadas, palmadas!!!!"), da TAUÉ (Tuna Académica da Universidade de Évora) e da TAÉ (Tuna Académica do Liceu de Évora), que animaram o arraial da noite de sexta-feira e nos incitaram a começar o dia de sábado com uma grande vontade de trazer de Évora momentos cheios de “espectacularidade”.
E porque “somos boa malta e fazemos desporto!”, o passa-calles, excelente oportunidade para conhecer a cidade de Évora e conviver com as restantes tunas, foi recheado de momentos hilariantes, serenatas improvisadas, pedidos sinceros de algum etanol, jogos tradicionais e muitas recordações que vão perdurar na nossa memória!
Já à noite, com um auditório bem cheio e sempre bem-dispostas, tentamos proporcionar ao público o melhor espectáculo possível, mostrando a raça e a alegria que trazemos do Porto! Um dos pontos altos da nossa actuação foi a estreia do novo instrumental “Zubrowska” que teve uma excelente reacção por parte do público presente, muito para além do que estávamos à espera.
E eis que chega uma das partes mais ansiadas da noite! Ouvimos quatro vezes o nosso nome na atribuição dos prémios e trouxemos para a Invicta os de “Melhor Pandeireta”, “Melhor Instrumental”, “Tuna mais Tuna” e “Melhor Tuna”!
De regresso ao Porto, na bagagem veio mais do que os quatro prémios: voltamos com o espírito de Sirigaitas no auge e com recordações intermináveis. Trazemos na memória uma cidade linda, o ambiente pacato e limpo, o sol sempre brilhante, os três guias ainda mais serenos que a cidade, os inúmeros pedidos para cantarmos o Fadinho de Adolfo Dias e, claro, as infindas folias por nós inventadas. É, sem sombra de dúvidas, um festival para recordar! E fica a certeza de que para o ano lá voltaremos…
E por tudo o que vivemos neste fim-de-semana: “copo acima, e vai abaixo e vai ao centro! E por Farmácia: lá dentro!”
(Partimos tudo! La la la la la la! Partimos tudo! Partimos tudo! E pró ano colamos! =P )