
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Final de ano com muita música

No mesmo palco actuaram também a Tuna Académica de Oliveiro do Douro, que gostamos muito de conhecer e a quem felicitamos pelo bom trabalho, e as já nossas conhecidas Javardémica e Cientuna.
No final houve convívio, animação e um saboroso lanche para recuperar energias!
Apesar de alguns carros teimarem em não pegar por causa do frio, com alguma ajuda lá conseguimos regressar a casa!
Segunda-feira foi a vez de ir até Matosinhos actuar para um grupo de crianças na sua Festa de Natal! Os sorrisos e a alegria com que nos receberam foi o melhor presente que podiamos ter tido. Terminamos a actuação com O Ferreiro muito bem cantado por todos os presentes. Parece que daqui a uns anos se vai por ali fundar uma Tuna...
domingo, 21 de novembro de 2010
XVII Canto da Sereia
À chegada, fomos recebidas pelos nossos guias que nos levaram para almoçar umas deliciosas sandes de leitão e, após um almoço de boa disposição e confraternização, partimos para o Passa-calles onde nos divertimos a valer... rimos, cantamos, subimos escadas, continuamos a subir (125 até é pouquinho...) tocamos a valsa, fizemos serenatas e com prazer animamos todos os que passeavam pelas ruas, recordando com especial carinho um grupo de turistas nortenhos que muito nos apoiou.

Connosco seguiam também as outras tunas convidadas, a TFIST (Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico), A Feminina (Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa) e a TFUB (Tuna Feminina Universitária de Beja). Para recordar, ficam os bons momentos de convívio com todas as Tunas, as músicas de Farmácia trocadas com as nossas colegas d' A Feminina e as modinhas Alentejanas com que nos presentearam as amigas da TFUB.

Seguimos para o jantar, onde a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra animava o ambiente.
Era hora de actuar! Subimos a palco e estreamos a nossa nova música "De tudo e de nada". Os aplausos do público foram a recompensa de horas e horas de trabalho e a sensação de missão cumprida.
No final, o júri decidiu que trouxéssemos para o Porto os prémios de Melhor Desempenho Instrumental, Melhor Música Original e Tuna mais Tuna.
Já domingo, regressamos a casa, com vontade de voltar à bela Coimbra que tão bem nos acolheu.
O nosso muito obrigado às Mondeguinas pelo convite.
Foi um belo Festival e um grande fim-de-semana que certamente ficará na memória de todas as Sirigaitas!
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Feliz Aniversário!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
As Sirigaitas vão de férias
quarta-feira, 21 de abril de 2010
ENORMES...
E depois de dois festivais fantásticos é hora de vos contar o que as Sirigaitas andaram por aí a fazer. E há muito pra contar...
Depois das habituais fotografias no palco, foi tempo de ir para casa degustar os momentos bem passados nesta grande noite.
Não podemos deixar de agradecer às nossas amigas da Desportuna pelo convite, desejando encontrarmo-nos novamente num futuro próximo!
ENORMES!
No sábado (dia 17 de Abril) foi dia de ir até ao III Ribeirinha, na Guarda e por isso partimos do Porto bem cedo dispostas a partir tudo e (quem sabe) depois colar! Sentimos desde logo os efeitos secundários da cidade mais alta de Portugal Continental: muito friooooo e nevoeiro anunciando a chegada, não de D. Sebastião, mas sim das Sirigaitas.
Sendo conhecidas pel’As da fome’, chegamos a tempo do almoço, sempre acompanhadas pelos nossos guias até à churrascaria mais próxima. Depois de estarmos abastecidas, era tempo do Passe-Calles. Apesar de as ruas não estarem tão movimentadas como esperávamos, actuamos para alguns curiosos frente à Sé, sob o olhar do mui nobre D. Sancho I. Dirigimo-nos de seguida para o Centro Comercial, onde espalhamos o TERROR pelos corredores…até que chegou o momento do dia! E porque não queríamos que ninguém não nos visse do último andar do shopping, decidimos actuar para o público que nos via no piso superior. Como? Deitamo-nos no chão, tocamos, cantamos e encantamos! Depois do estrondoso Passe-Calles, ainda tivemos tempo de beber uma barricada no Barricas.
Como a barriga já estava a dar horas era tempo de irmos jantar. Uma vez mais, é de salientar o convívio entre as tunas presentes, a boa disposição da Lusitana que nunca se cansava, a alegria da TônaTuna e as caras familiares da Tunafe. Depois do jantar, chegava o momento que tanto aguardavamos. Ditou o sorteio que fôssemos as primeiras a actuar...
A temperatura no palco, contrariamente à de fora, estava no máximo, literalmente. Talvez devido ao calor do público, de todas as idades, que lotou o auditório da Câmara Municipal e nos brindou com a sua animação e entusiasmo. Depois das actuações de todas as tunas, incluindo a anfitriã Egitúnica, chegava o momento da atribuição dos prémios. Resultado: prémio de Melhor Pandeireta! No final do festival, e sentindo o frio que estava no exterior, dirigimo-nos à pousada da juventude para o nosso "sono de beleza".
Já no domingo, esperava-nos na Associação Académica um almoço de convívio com as restantes tunas. No final e depois de muitas panelas de fêveras, era já tempo de voltarmos para a Invicta, onde o sol espreitava.
Queremos agradecer aos nossos guias pela paciência que tiveram para nos aturar e à Egitunica pelo convite, esperando voltar a ver-nos brevemente!
sexta-feira, 16 de abril de 2010
E já neste fim-de-semana...

quarta-feira, 14 de abril de 2010
Next stop: VI Desportunaite!

terça-feira, 13 de abril de 2010
E foi um sucesso, o 5º Tun'Elas!
Depois de um jantar bem animado na companhia da PikaTuna (Tuna Feminina da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria), TFB (Tuna Feminina de Biomédicas), TFISEL (Tuna Feminina do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa), TFULP (Tuna Feminina da Universidade Lusíada do Porto) e Tuna TS (Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto) e de um interminável rol de brindes, como já é habitual, lá fomos nós para o palco espalhar espectacularidade e confetis!...
A sala estava cheia, tudo animado, e muito nos agradou a surpresa de ver na plateia os nossos colegas e amigos da FFUP que não se cansaram de puxar por nós!
E eis que chega um momento muito esperado, a entrega dos prémios...
Foram chamados os elementos do Júri ao palco, os guias... e, qual rasgo de inspiração, o nosso guia Juan (podia ser Jean, mas não era a mesma coisa...) grita com toda a pujança:
"Como é Sirigaitas? Enormes!!!!"
(Um dos nossos muuuitos "gritos de guerra", ao qual respondemos convenientemente...)
Para Casa trouxemos os prémios de Melhor pandeireta, Tuna Mais Tuna e Melhor Tuna.
A noite continuou com a festa!!!!!!!!!!!!
E assim se passou mais uma noite bem animada, cheia de alegria tunante, muitas surpresas e novas amizades que certamente será para recordar!
Obrigada à Tesuna pelo convite, esperamos voltar a encontrar-vos brevemente!
segunda-feira, 5 de abril de 2010
E mais um grande festival que se avizinha!

segunda-feira, 29 de março de 2010
IX "de Capa e Saia" - As Sirigaitas em terras Alentejanas!

“Somos Sirigaitas e vimos do Porto!”
Foi com toda a energia e pujança que chegamos a Évora no dia 26 de Março para participar no IX “de Capa e Saia”, festival de tunas femininas da Universidade de Évora organizado pela TAFUÉ (Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora). Fomos recebidas com toda a atenção pela TAFUÉ e pelos nossos guias que, incansáveis, nos conduziram nesta aventura pelas ruas da cidade de Évora durante três dias cheios de alegria, convívio e animação. Entre músicas e notas soltas, houve muitos risos e muuuuuita brincadeira, como já é habitual!
Estiveram também presentes no festival a excelente TFMUC (Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra), a simpática Tuna Sadina (Tuna Feminina da Escola Superior de Educação de Setúbal) e a já nossa conhecida TFAAUV (Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro). Fomos ainda presenteadas com as brilhantes actuações do Grupo Académico Seistetos ("palmadas, palmadas!!!!"), da TAUÉ (Tuna Académica da Universidade de Évora) e da TAÉ (Tuna Académica do Liceu de Évora), que animaram o arraial da noite de sexta-feira e nos incitaram a começar o dia de sábado com uma grande vontade de trazer de Évora momentos cheios de “espectacularidade”.
E porque “somos boa malta e fazemos desporto!”, o passa-calles, excelente oportunidade para conhecer a cidade de Évora e conviver com as restantes tunas, foi recheado de momentos hilariantes, serenatas improvisadas, pedidos sinceros de algum etanol, jogos tradicionais e muitas recordações que vão perdurar na nossa memória!
Já à noite, com um auditório bem cheio e sempre bem-dispostas, tentamos proporcionar ao público o melhor espectáculo possível, mostrando a raça e a alegria que trazemos do Porto! Um dos pontos altos da nossa actuação foi a estreia do novo instrumental “Zubrowska” que teve uma excelente reacção por parte do público presente, muito para além do que estávamos à espera.
E eis que chega uma das partes mais ansiadas da noite! Ouvimos quatro vezes o nosso nome na atribuição dos prémios e trouxemos para a Invicta os de “Melhor Pandeireta”, “Melhor Instrumental”, “Tuna mais Tuna” e “Melhor Tuna”!
De regresso ao Porto, na bagagem veio mais do que os quatro prémios: voltamos com o espírito de Sirigaitas no auge e com recordações intermináveis. Trazemos na memória uma cidade linda, o ambiente pacato e limpo, o sol sempre brilhante, os três guias ainda mais serenos que a cidade, os inúmeros pedidos para cantarmos o Fadinho de Adolfo Dias e, claro, as infindas folias por nós inventadas. É, sem sombra de dúvidas, um festival para recordar! E fica a certeza de que para o ano lá voltaremos…
E por tudo o que vivemos neste fim-de-semana: “copo acima, e vai abaixo e vai ao centro! E por Farmácia: lá dentro!”
(Partimos tudo! La la la la la la! Partimos tudo! Partimos tudo! E pró ano colamos! =P )